O Vice-prefeito de São Carlos Kelen Giongo participou nesta terça-feira (19) da solenidade de conclusão do Curso de Produção de Leite à base de pasto, no pavilhão de eventos em Águas de Chapecó.

Na programação constou palestra com o Coordenador de qualidade do Leite da Aurora Alimentos, Alexandre Strassburger. Após, recepção das autoridades, pronunciamentos, entrega de certificados e encerramento com almoço de confraternização.

Strassburger agradeceu ao convite da Epagri e falou sobre a atividade leiteira que, segundo ele, “é de extrema importância, pois ela está presente em quase todos os municípios brasileiros. Por isto temos essa responsabilidade, como Cooperativa Central – Aurora Alimentos, que vá até o produtor todo o conhecimento disponível para que ele possa criar ferramentas que o ajudem a transformar sua propriedade numa empresa rural; com isto, ganhando mais, tendo mais qualidade de vida. Pois com este acesso à informação, aos dados que a gente traz  ele possa criar um canal para se desenvolver; e a Epagri, a Secretaria de Agricultura e prefeituras contribuem de forma extremamente positiva, nas estradas de qualidade, no fornecimento de energia elétrica, os acessos, para que o produtor possa realmente escoar a produção leiteira de forma rápida, porque o leite é uma matéria prima extremamente sensível, então, quanto mais tempo demorar para tirá-lo do campo, mais a qualidade vai se perdendo. E isto se evita com estradas boas, com tecnologias, com informações e parcerias para transformar o nosso interior”, comentou.

O Extensionista Rural da Epagri de São Carlos Paulo Cezar Menoncini destacou que este curso é uma proposta da Epagri para a região como uma alternativa sustentável para as propriedades tanto de São Carlos quanto de Águas de Chapecó. “Neste curso foram 9 encontros e já temos mais 03 capacitações programadas para o próximo ano, que foi uma demanda apontada pelos jovens espontaneamente. Sabemos que a atividade leiteira está passando por ajustes e, é necessário que as propriedades também se adequem com conhecimento. Então, os jovens querem continuar na atividade rural e cabe a nós, enquanto poder público estadual que a Epagri representa dar esta oportunidade que eles necessitam. E este trabalho só é possível graças as parcerias com as Secretarias municipais de agricultura, prefeituras e entidades parceiras, que fazem toda diferença no trabalho de forma coletiva”, concluiu.

O vice-presidente da Cooperativa Regional Auriverde Daniel Ferrari também falou da importância destas formações, “pois é algo que a gente prega muito, que é a sucessão familiar. Então, estamos juntos neste projeto grandioso que envolve Epagri, Cooperativas e ficamos muito felizes, pois o cooperativismo prega a formação das pessoas, o bem-estar. A palestrante Strassburger também foi muito feliz nas colocações pois nos brindou com dados que muitas vezes, não chegam até o produtor, o que devemos saber como produtor e o que o consumidor final quer da nossa produção. Então, foi um dia de muito conhecimento”, completou.

Para José Riplinger, gerente da Agropecuária Auriverde de São Carlos, é de fundamental importância estas capacitações, “pois a grande maioria das coisas devem ser feitas em casa, da porteira para dentro, a qualidade e o bem-estar é de responsabilidade do produtor. É da qualificação que depende a sucessão nas propriedades rurais, e isto estamos vendo nestes jovens que estão se formando neste curso de hoje”, destacou.

A concluinte do curso e produtora rural Micheli Schabarum disse que participou deste curso justamente para adquirir novos conhecimentos para aplicar na propriedade. “Foram encontros maravilhosos, aprendemos muitas coisas novas, tanto na teoria quanto na prática, o que irá facilitar nossa atividade no dia-a-dia”, finalizou.

Kelen Giongo, vice-prefeito de São Carlos destacou que foi um evento muito importante, pois o agronegócio é o que está movendo a economia o município, o estado e o país. “A administração Rudi e Kelen está à disposição dos agricultores, dando total apoio. Parabenizamos os jovens que concluíram mais este curso e que possam aplicar da melhor forma em suas propriedades para melhorar sua qualidade de vida”, concluiu.