VIVEMOS UMA GRAVE CRISE DE TOLERÂNCIA
Por Jaime Folle
Nós, seres humanos, evoluídos diante das demais espécies, atualmente, estamos vivendo uma grave crise de intolerância em diversos segmentos das relações sociais. Vivemos um momento de uma falta de compreensão, até em uma simples brincadeira as pessoas se ofendem, já chamam de booling, racismo, assédio, entre outros. Por vezes, sem a devida malícia ou maldade. Parece que a tolerância e o espírito brincalhão, que sempre existiu nas relações interpessoais desde os primórdios da humanidade acabou de vez.
Essa profusão de possibilidades e a falta de paciência uns com os outros, está transformando as relações humanas numa chatice de convivência, onde casais não se toleram, comércio e clientes não se toleram, na própria igreja, não se toleram, irmãos não se toleram. Nossa sociedade está em crise por conta de tantas leis chatas, onde tudo não pode, tudo é proibido, tudo vira isso ou vira aquilo. Acho que teremos que morar em uma bolha sem se comunicar com ninguém para evitar um processo.
Existem alguns parâmetros reguladores e princípios éticos do que pode e o que não pode, do que é certo e do que é errado dá uma aparência de confusão mental, mas é na real uma crise de interpretação do que é realmente crítico e o que não é.
Não estou aqui defendendo o que é certo ou errado, o que gostaria de colocar é a crise de tolerância que estamos vivendo nas relações interpessoais, onde ninguém mais tolera nada, qualquer brincadeira vira motivo de desentendimento e mágoas. Tem casos que merecem ser destacados e punidos, porém no meu entendimento há um exagero desta profusão de controles sobre algumas situações. Sendo assim, se alguém expõe uma opinião contrária à sua ou toma uma ação que te desagrada, você sente raiva e reage na tentativa de combatê-lo, o que pode ser um sinal de intolerância de sua parte.
Todos temos algum grau de intolerância, o que eu acho que está existindo é um certo exagero a partir da nossa interpretação em algumas situações, vamos ter sentimentos e comportamentos correspondentes. O que está ocorrendo que as pessoas reagem imediatamente sem o devido raciocínio analítico do que é um caso que compromete ou uma simples brincadeira. É claro que são evidentes os casos que merecem a punição, mas tem muitas situações que se dá um destaque muito maior do que realmente existiu. Haja espaço na justiça para tantos casos.
Até a próxima.
Nenhum comentário