Nesta quarta-feira (02), a Secretaria municipal de Educação de São Carlos proporcionou um momento de formação aos Professores de Ensino Fundamental na escola Professor Mario Xavier dos Santos de São João, conforme previsto no Calendário Escolar e contou com o palestrante Professor Odilon Poli da Unochapecó, sobre o tema Metodologias Ativas. Já para os Professores de Educação Infantil na escola Municipal Pe. Nicolau Gouverneur do Balneário de Pratas, a formação foi ministrada pela especialista Claudia Fantin, de Chapecó, com o tema Educação Especial na Educação Infantil.
Segundo Poli, é um tema importante, mas muito desafiador. Possibilita, desde que os professores consigam fazer este planejamento, mudar vários aspectos e detalhes da ação prática em sala de aula, que pode produzir resultados muito diferentes. “Este dia foi muito dedicado aos princípios do processo de aprendizagem e como as metodologias ativas podem contribuir com este processo. E aí, os professores foram instigados a planejar suas aulas de modo diferente à partir destes princípios. Agora, é acompanhar a prática e ver até que ponto eles conseguirão fazer acontecer isto no dia-a-dia, apoiá-los nas dificuldades também, pois podem surgir algumas dúvidas e dificuldades. Mas eu acredito que isto possa trazer um efeito bem positivo no resultado do trabalho”, ponderou.
A Professora Cláudia Fantin, referência em Educação Especial no estado de Santa Catarina e junto ao MEC. Para ela, “foi uma discussão importantíssima, que é a inclusão das pessoas com deficiência e, porque não dizer, de todas as pessoas. Pois o que viemos discutir neste dia é o direito de todos estarem no espaço escolar, garantindo a sua equidade: que é a garantia da qualidade de ensino e os recursos de acessibilidade; garantindo o seu direito de acesso com qualidade à educação mesmo que tenha qualquer tipo de deficiência, de transtorno ou dificuldade no processo de aprendizagem. Então, o que discutimos neste dia foi que a gente garanta o acesso com qualidade à educação e sejam respeitadas as suas diferenças”, comentou Cláudia.
A Professora Izabel Miotto, popular Profe Pêti, avaliou muito positivamente este encontro destacando a importância de se fazer uma reflexão sobre a educação física e também da parte da pedagogia. “Desde como trabalhar o desenvolvimento motor da criança, psicomotricidade e também, olhar para a criança para ver se há algum problema, se ela precisa de uma ajuda mais específica, um acompanhamento mais especial do professor. E a palestrante deu uma ênfase muito grande neste sentido e só vai ajudar a nós, professores, a melhor a educação do nosso município e o atendimento para as crianças”, disse.
Segundo a equipe pedagógica da Secretaria de Educação, os estudos do dia foram valiosos e contribuirão no processo de ensino junto aos quase mil alunos da rede municipal de ensino de São Carlos.
Fonte: ASCOM/Município de São Carlos