Resultados fornecerão dados comparativos entre desempenho previsto e real, com informações vitais para intervenções mais assertivas na educação.
Estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio das 1.038 escolas estaduais de Santa Catarina participam nesta terça-feira, dia 15, de simulados de verificação da aprendizagem. A ação é parte integrante do programa Qualifica SC, do governo de Santa Catarina, e tem como objetivo principal qualificar o processo de ensino e aprendizagem.
Os simulados são uma oportunidade para reconhecer os desafios e impulsionar a recomposição das aprendizagens, utilizando dados reais como base e funcionando como uma ferramenta de apoio fundamental para as escolas. Com eles, será possível diagnosticar a situação atual da aprendizagem dos estudantes em nível estadual, identificando tanto as habilidades que já estão consolidadas quanto as defasagens existentes.
Os resultados fornecerão dados comparativos entre o desempenho previsto e o real, informações vitais para que as ações de intervenção sejam mais assertivas. “Nós vamos fazer um planejamento focado nas reais necessidades de aprendizagem, elaborando estratégias pedagógicas com base nos dados e realidade de cada unidade escolar. A organização de ações específicas por habilidade defasada será essencial para o desenvolvimento dos nossos alunos”, informa a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta.
“O incentivo das famílias é fundamental para que seus filhos participem do simulado de avaliação da aprendizagem. Esta é uma oportunidade de olhar com atenção para nossos estudantes, entender onde estão suas maiores necessidades e repensar, juntos, os caminhos para avançar”, destaca.
Qualifica SC
O Programa de Qualificação da Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina é uma iniciativa que vai implementar ações estratégicas voltadas à melhoria do fluxo escolar, à permanência dos estudantes e ao desempenho escolar.
O Qualifica SC possui três eixos de ação interdependentes: qualificação dos dados do Sistema de Gestão de Santa Catarina (Sisgesc) e do Educacenso, melhoria do fluxo escolar e elevação da proficiência acadêmica.
Fonte: Oeste Mais