Esportes Notícias

Copa do Mundo terá aberturas no México, Canadá e EUA; veja a programação

A Copa do Mundo de 2026 começa nesta quinta-feira, dia 11, com a partida entre México e África do Sul no Estádio Azteca, na Cidade do México. Pela primeira vez na história, o torneio será disputado em três países-sede: México, Estados Unidos e Canadá.

A 23ª edição do Mundial reúne um número recorde de 48 seleções, 16 a mais que na Copa do Catar, em 2022. Ao todo, serão 104 jogos até a decisão marcada para o dia 19 de julho.

Como a competição é dividida entre três países, a Fifa programou três cerimônias de abertura. A primeira ocorre nesta quinta-feira, dia 11, na Cidade do México, a partir das 14h30 (horário de Brasília), 90 minutos antes do duelo entre mexicanos e sul-africanos, marcado para as 16 horas.

A apresentação mexicana terá como tema a tradicional arte do papel picado. O cantor Alejandro Fernández interpretará o hino do México, enquanto a sul-africana Tyla cantará o hino de seu país. A atriz Salma Hayek será responsável por dar as boas-vindas ao público.

Também estão confirmadas as apresentações das cantoras mexicanas Lila Downs e Belinda, além das bandas Los Ángeles Azules e Maná. O venezuelano Danny Ocean e os colombianos J Balvin e Ryan Castro completam a programação. Shakira e o nigeriano Burna Boy apresentarão “Dai Dai”, música oficial da Copa do Mundo de 2026.

Outras duas aberturas

Na sexta-feira, dia 12, será a vez dos outros dois países-sede realizarem suas celebrações.

No Canadá, a cerimônia está marcada para as 14h30, no Estádio de Toronto, antes da partida entre Canadá e Bósnia e Herzegovina. Alanis Morissette cantará o hino canadense e Aleksandar Gajić interpretará o da seleção europeia. O ator e humorista Will Arnett será o mestre de cerimônias.

O evento no Canadá ainda terá apresentações de Michael Bublé, Alessia Cara, Jessie Reyez, William Prince, Nora Fatehi, da palestina Elyanna, do francês Vegedream e do DJ bengali Sanjoy.

Já nos Estados Unidos, a festa acontecerá em Los Angeles, a partir das 20h30 de sexta-feira, antes do confronto entre Estados Unidos e Paraguai. O ator Jason Sudeikis, conhecido pela série “Ted Lasso”, participará da cerimônia.

A dupla country Dan + Shay interpretará o hino americano, enquanto o grupo Purahei Soul ficará responsável pelo hino paraguaio. Também estão confirmados os shows de Katy Perry e Future.

Um dos destaques será a apresentação conjunta da brasileira Anitta, da tailandesa LISA e do nigeriano Rema. O trio lançou recentemente a música “Goals”, que integra o álbum oficial da Fifa para a Copa do Mundo de 2026.

Fonte: Oeste Mais

Sair da versão mobile