Brasil falha em meta de alfabetização e ainda tem 4 em cada 10 crianças sem saber ler aos 8 anos
Notícias

Brasil falha em meta de alfabetização e ainda tem 4 em cada 10 crianças sem saber ler aos 8 anos

Apesar de avanço em 2024, país não alcança objetivo do MEC e escancara desigualdade educacional entre estados.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta sexta-feira (11), os resultados da avaliação de alfabetização de 2024, revelando um dado preocupante: 41% das crianças brasileiras ainda não estão alfabetizadas até os 8 anos de idade, como preveem os parâmetros do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Apesar da ligeira melhora em relação ao ano anterior — passando de 56% para 59,2% de crianças alfabetizadas — o Brasil não conseguiu atingir a meta de 60% estipulada pelo próprio governo federal para este ano. O número, ainda abaixo do ideal, reacende o alerta sobre os desafios da educação infantil pública no país.

A avaliação faz parte do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca garantir que os alunos sejam alfabetizados até o fim do 2º ano do ensino fundamental e também recuperar os prejuízos causados pela pandemia de Covid-19. Ao todo, mais de 2 milhões de estudantes foram avaliados, distribuídos em 42 mil escolas de 5.450 municípios.

Embora 11 estados tenham conseguido alcançar suas metas específicas, a desigualdade regional ainda é um entrave significativo. O Rio Grande do Sul, por exemplo, viu seus indicadores despencarem por conta das enchentes registradas em 2024, impactando diretamente os resultados nacionais.