Raiva, o que é e como preveni-la

Bandanejo

Emily Michelon

Raiva, o que é e como preveni-la

A raiva é uma doença infecciosa viral grave, sem cura e que acomete mamíferos e inclusive o homem. As principais espécies envolvidas no Brasil são cães, gatos, morcegos, cachorro-do-mato e saguis, mas todos mamíferos são susceptíveis à raiva.

É transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, arranhadura e/ou lambedura.

A doença atinge o sistema nervoso central dos animais e os sinais vistos são dificuldade para engolir; salivação abundante; mudança de comportamento; mudança de hábitos alimentares; paralisia das patas traseiras.

Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade).

A morte do animal acontece, em média, entre 5 e 7 dias após a apresentação dos sintomas.

Uma das medidas eficientes de prevenção da raiva  é a vacinação de cães e gatos  É possível vacinar o pet a partir do terceiro mês de vida e deve ser realizada uma dose anual de reforço

A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana.
Deve-se sempre evitar de se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo.
Nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.
Em caso de mordedura, arranhadura entre humano com animais silvestres ou pet, o ferimento deve ser lavado com água corrente e sabão e atendimento médico deve ser buscado o mais rápido possível para orientações.

Em 2022, até o dia 02 de agosto, foram confirmados cinco casos de raiva humana no Brasil. Quatro deles em aldeia indígena no município de Bertópolis-MG e um no Distrito Federal-DF. Lembrando que o  Brasil apresenta uma cobertura vacinal de 55,2% para raiva em cães e gatos, sendo assim, devemos vacinar todos nossos pets para prevenção deles e também a nossa.

Dra. Marines de Castro Arbo

Clínica Veterinária Animal Center

FONTE: SAÚDE, Ministério da. Raiva. 2022, Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/r/raiva/raiva. Acesso em 16 ag 2022.

Galerias Relacionadas

Endereço
Av. Padre João Botero, 383-Ap. 202 - Centro, Passos Maia - SC

E-mail
comercial100.7@nossaradio.net.br
trabalheconosco@nossaradio.net.br

Desenvolvido por FAROL TI